Cirurgia Robótica
Cirurgia assistida por robô:
conforto e segurança
A cirurgia robótica é uma sofisticação da laparoscopia – (técnica que pressupõe o uso de microcâmeras). A intervenção cirúrgica, nesse caso, é realizada por meio de um robô.
A máquina, contudo, não opera sozinha. Ela reproduz os movimentos do cirurgião especialista. Com a ajuda de um cirurgião auxiliar, que fica ao lado do paciente para introduzir e trocar as pinças robóticas, a cirurgia é realizada.
Esse tipo de operação traz diversas vantagens em relação à cirurgia aberta convencional, como visão estável, em três dimensões, aumentada em até 15 vezes. Observa-se também maior liberdade e extrema precisão dos movimentos finos, sem tremores, permitindo dissecção delicada de estruturas fundamentais que são realizados por um braço articulado.
O resultado é um pós-operatório com menos dores, inchaços e sangramentos, já que os cortes nesse tipo de procedimento são muito mais precisos. Por ser uma técnica minimamente invasiva, proporcionando menor tempo de hospitalização e recuperação mais rápida do paciente, o uso do robô proporciona inúmeras vantagens.
Principais benefícios aos pacientes em comparação com a cirurgia aberta:
- Hospitalização mais curta
- Menores taxas de infecção
- Dor e desconforto reduzidos
- Tempo de recuperação mais rápido e retorno às atividades normais
- Cirurgia minimamente invasiva
- Menor trauma tecidual
- Redução das incisões
- Precisão nos movimentos, reduzindo tremores e movimentos escalonados e fragmentados
- Incisões menores, resultando em risco reduzido de infecção
- Redução da perda de sangue e transfusões
- Retorno mais rápido a vida cotidiana