Câncer de próstata

O Câncer de Próstata é o tipo de câncer mais comum na população masculina. No Brasil, todo ano, cerca de 50 mil a 60 mil homens são diagnosticados com a doença. A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença.

Um parente de primeiro grau com a doença duplica sua chance. Dois familiares com a doença aumentam essa chance em cinco vezes. Para quem tem casos na família, o recomendado é procurar um urologista a partir dos 45 anos.

As cirurgias da próstata podem ser realizadas de diversas maneiras, entre elas, a cirurgia robótica. O procedimento é realizado com o auxílio de um robô que possibilita ao cirurgião ter uma visão ampliada e em três dimensões. A incisão realizada no paciente também é menor quando comparada à cirurgia convencional, proporcionando, posteriormente, mais qualidade devida ao paciente.

O diagnóstico precoce, o tamanho e a classificação do tumor têm relação direta com a eficácia da terapêutica.

Quais são os fatores de risco de câncer de próstata?

• Sobrepeso/Obesidade
  • Sedentarismo
  • Dieta rica em gorduras
  • Tabagismo
  • Antecedente família

Quais são os fatores de risco de câncer de próstata?

O PSA e o toque retal são os principais exames para a investigação do câncer de próstata.

Quando estes exames apresentam alguma alteração, o médico pode solicitar a realização de uma biópsia para confirmação ou não do diagnóstico.

A recomendação é para que, a partir dos 50 anos, homens façam os exames anualmente. Se houver casos na família ou outros fatores de risco, converse com seu médico sobre o melhor momento para iniciar a investigação.

O câncer de próstata só acomete idosos?

O câncer de próstata é mais comum com o aumento da idade, no entanto, homens de todas as idades devem ficar atentos aos fatores de risco pessoais e conversar com seus médicos para a realização de exames que permitam a detecção precoce da doença.

O que é a prostatectomia radical? Quando é indicada?

Esse procedimento é realizado somente nos casos de câncer de próstata. Pode ser feito por via abdominal retro púbica (aberta–tradicional) laparoscópica ou com auxílio de um robô, que nada mais é a extensão das mãos do cirurgião que está operando através dele. Independente da forma como é feita, o procedimento visa retirar por completo a próstata, vesículas seminais e parte do ducto deferente.

A cirurgia tradicional é feita através de incisão no abdômen inferior (abaixo do umbigo) sendo a próstata removida, saindo por trás do osso púbico (retro púbica).

Essa cirurgia pode ser realizada também de forma laparoscópica guiada por robô, utilizando 5 incisões pequenas abdominais, pelas quais serão colocados uma câmera de vídeo e os braços robóticos laparoscópicos que serão controlados pelo cirurgião.